quinta-feira, 17 de abril de 2008

Perder é ganhar

ESDC -Curso de Formação de Escritores: Exercício de Avaliação


Perder é ganhar
.

Quando vim ao mundo, a família que me acolheu recebeu também um manual de instrução que dizia:”É missão desta família, alimentar, vestir, abrigar, instruir, educar e acima de tudo dar muito amor” a esta criança . Depois disso, deverão entregá-la ao mundo novamente, para que ela também possa colocar em prática esse aprendizado”.

Após alguns anos tomei conhecimento do autor desse manual. Era Deus! A partir daí, todas as minhas decisões eram norteadas por esse manual. Às vezes eu não entendia , cometia erros, mas voltava às instruções iniciais e tudo se acertava. Certo dia me deparei com uma grande falha naquele manual. Ele não mencionava perdas e foi exatamente esse motivo que me levou a consultá-lo, mais uma vez. Nessa ocasião, o principal membro da família, devido a alguns problemas de saúde, foi submetido à uma amputação. Pela primeira vez fiquei decepcionada com as palavras, pois naquele manual não constava uma única palavra que pudesse dar a real dimensão do que era uma “perda”. Aquela pessoa que me levava a todos os lugares, que me ensinava todos os caminhos, agora estava impossibilitada de exercer a faculdade de ir e vir , uma vez que havia perdido uma das pernas. Não... não tinha sido ela somente a conviver com a perda, todos que estavam a sua volta - cada um à sua maneira - também sofreram uma perda. Era difícil aceitar. Voltei ao manual, procurei novamente, olhei para todas as palavras buscando a alma de cada uma delas. Achei! Estava lá, contida numa outra: o Amor! Esse amor amplo, incondicional que abarca na maioria das vezes sentimentos tão opostos, mas que nem por isso deixa de ser amor.

Percebi então, que perder é ganhar! Quando perdemos, ganhamos uma visão mais ampla de mundo, reavaliamos nossos sentimentos, buscamos forças para recuperar e crescer novamente e acima de tudo; reconhecer o valor daquilo que ficou. E o Amor? Ah! Esse é o que realmente move o mundo. Nele estão contidos todos os sentimentos humanos, pois até o ódio é nutrido pelo amor e cabe ao homem ter discernimento de fazer a escolha certa. E aí sim, somente nesse caso, a perda do Amor em detrimento ao ódio, será o fim da existência.

Pensei em presentear alguns amigos com este manual, mas descobri que não se encontra à venda, pois ele já está gravado em cada ser humano. Basta consultá-lo. O acesso às consultas é ilimitado!

Autor: Lu Faria dos Anjos 17/04/08

2 comentários:

Unknown disse...

Li esta mensagem e concordo quando cada um deve consultar dentro de si a fonte do amor e da sabedoria!!!
Parabens.
Emilson

Sady Folch disse...

Lú, você não faz idéia de como eu precisava ler este texto.
Que seja a todos a sua manifestação exposta, pois que a mim, ando agora a lembrar-me deste manual com o carinho que se dá a um presente que sempre queríamos receber.
Obrigado pelo presente.
Sady